O que é e por que Compliance?
E lá se vão 20 anos desde que o termo Compliance, do inglês to comply (agir de acordo com uma regra, uma instrução interna, um comando ou um pedido), permeia a rotina do empreendedorismo brasileiro.
Ganhou mais visibilidade depois da promulgação da Lei Anticorrupção, que determina multas de até R$ 60 milhões para descumprimento do texto, afetando empresas de todos os portes e segmentos.
Quando uma empresa tem um bom programa de Compliance, isso significa que há uma espécie de “guia mestra”, que comunica a colaboradores e stakeholders como eles devem agir em cada caso específico, de acordo com as regras estabelecidas pela própria organização.
Conformidade na essência
Aqui na Compliance Perícias, o termo que dá nome a nossa empresa vai muito além de uma ferramenta para evitar corrupção ou de ser um guia para nossos funcionários.
Ele se refere à transparência, equidade e responsabilidade corporativa indispensável para a realização dos nossos trabalhos.
A conformidade é o núcleo do nosso negócio e mais que isso: tem importância estratégica para os negócios de nossos clientes!
Nós entendemos que a adoção de boas práticas e ética corporativa não se limitam a abrir portas para transações mercantis internacionais em cumprimento a leis como a SOX.
Tampouco servem apenas para favorecer a satisfação de investidores, colaboradores e fornecedores de uma determinada organização.
Elas mudam a história porque são agentes de transformação, exatamente neste momento em que a transparência, a integridade e a ética parecem ter caído em desuso no solo brasileiro.
Gostou do nosso primeiro post? Deixe seu comentário!
E se quiser saber mais sobre nossos trabalhos, clique aqui.