A perícia contábil judicial é um trabalho que deve ser feito por um contador credenciado e preparado. Assim, podemos destacar que primeiramente deve-se pesquisar empresas ou profissionais credenciados ao Conselho Regional de Contabilidade (CRC).
Profissionais, como administradores ou economistas, em alguns casos acabam fazendo o serviço na perícia extrajudicial, no entanto vale lembrar que esses profissionais não tem habilitação e credencial necessária para atuar em uma perícia. Isto por que, este é um serviço pertencente a contadores devidamente registrados no CRC, mantendo assim um nível de competência profissional.
O perito-contador e o perito-contador assistente são responsáveis pelos trabalhos realizados e além de entregar no prazo, evidentemente a qualidade do conteúdo é fundamental. Os laudos emitidos pelo perito contábil são baseados em uma série de normas técnicas pré-estipuladas, e que regem a atividade, portanto, é de suma importância a apresentação de um conteúdo bem elaborado. Um trabalho bem feito neste sentido, proporciona resultados melhores e por consequência redução nos custos do contratante.
Outro fator para ficar atento na hora de escolher a empresa ideal para realizar sua perícia contábil judicial é o volume que ela consegue entregar. Atualmente, as empresas da área respondem muitas demandas judiciais ao mesmo tempo e por isso, contar com uma equipe bem preparada, permite que o escritório responsável pela perícia possa atender a todos os compromissos, oferecendo um gerenciamento efetivo e capaz.
É necessária a participação ativa de profissionais de qualidade, ao mesmo tempo em que é preciso haver uma troca de informações precisas e concretas. Perdas de prazo ou um trabalho mal feito podem gerar grandes problemas para todas as partes.