
Escrito por: Rodrigo Brochi
22/05/18
Escrito por: Rodrigo Brochi
22/05/18
Chefe e Líder, segundo o dicionário Aurélio.
Chefe:
Líder:
Chefe, segundo a etimologia, é ‘aquele que está à frente de qualquer coisa’.
O Chefe possui a autoridade formal conquistada através do cargo que possui. Suas atribuições lhe dão capacidade para representar a organização, deliberar e decidir, dentro das limitações de sua competência.
Já o Líder, mesmo não possuindo de autoridade estatutária, é seguido, respeitado e obedecido. Ele é aquele que consegue unir os demais, representá-los e levá-los harmonicamente à perseguirem e à defenderem os desejos comuns.
Características de um chefe:
1. Comanda as pessoas, impõe ordens e é autoritário, remetendo-se a um cargo de posição hierárquica;
2. Geralmente centraliza o poder e pensa apenas em resultados e lucros;
3. Tem autoridade, o direito legal de tomar determinadas decisões;
4. Espera obediência do colaborador e demanda que as atividades sejam feitas de acordo com as suas ordens e no momento em que ele pede;
5. Vangloria-se quando algo o objetivo é alcançado, e se exime de responsabilidade quando dá algo errado.
Características de um líder:
1. ‘Conduz’ as pessoas a se inspirarem, remetendo-se a uma posição de grande influência e impacto no grupo;
2. Motiva sua equipe, mostra o caminho a ser seguido e vai junto, pois só assim consegue alcançar os resultados almejados;
3. Assume a responsabilidade junto com a sua equipe quando algo não dá certo e divide a glória quando o objetivo é conquistado;
4. Foca no desenvolvimento das pessoas e no negócio. Estimula as pessoas no desenvolvimento das estratégias da empresa.
Poder e Autoridade para Max Weber:
“Poder: E a faculdade de forçar ou coagir alguém a fazer sua vontade, por causa de sua posição ou força, mesmo que a pessoa preferisse não o fazer.”
“Autoridade: A habilidade de levar as pessoas a fazerem de boa vontade o que você quer por causa de sua influência pessoal.”
Em a obra ‘O Monge e O Executivo’, o autor apresenta o conceito de que Liderança é a habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente visando atingir os objetivos identificados como sendo para o bem comum. E cita Jesus Cristo, Madre Tereza de Calcutá, Mahatma Gandhi e Martin Luther King como notáveis exemplos de liderança.
As principais qualidades de caráter de pessoas que exercem autoridade:
Além disso, James Hunter apresenta, como modelo de liderança, uma pirâmide invertida, que representa com deve ser uma liderança servidora:
A liderança começa com a vontade, que é a nossa única capacidade como seres humanos para sintonizar nossas intenções com nossas ações e escolher o comportamento. É preciso ter vontade para escolhermos amar, isto é, sentir as reais necessidades, e não os desejos, daquele que lidamos. Para atender a essas necessidades, precisamos nos dispor a servir e até mesmo nos sacrificar. Quando servimos e nos sacrificamos pelos outros, exercemos autoridade ou influência, a “lei da colheita” (colher aquilo que plantou). E quando exercemos autoridade com as pessoas, ganhamos o direito de sermos chamados de líderes.
“Exercer influência sobre os outros, que é a verdadeira liderança, está disponível para todos, mas requer uma enorme doação pessoal.”
Para quem se interessar pelo assunto, recomendo a leitura do livro “O Monge e o Executivo”, de James Hunter.
Há duas obras da série, “Uma história sobre a essência da Liderança” e “De Volta ao Mosteiro – o Monge e o Executivo Falam de Liderança e Trabalho Em Equipe”; além disso, há o livro “Como Se Tornar um Líder Servidor – Os Princípios de Liderança de o Monge e o Executivo”.
Então, o que você quer ter? Ou o que você quer ser, um Chefe ou um Líder? Ou melhor, o que precisamos em nossas organizações, chefes ou líderes?
Sem dúvidas de que precisamos de líderes, não importa o ramo da organização, como universidades, bancos, indústrias, lojas, hospitais, igrejas etc. Pois o Líder, principalmente, incentiva todos ao seu redor a crescer, e cresce junto com eles; tem autoridade; escuta os membros da equipe; elogia (reconhece); cria laços; e lidera pelo exemplo.